fbpx
Inauguração Somédica
18 de janeiro de 2020
Diet ou Light: você sabe a diferença?
18 de fevereiro de 2020
Mostrar tudo

Alimentos vilões para diabéticos

Alguns alimentos são metabolizados rapidamente e desencadeiam uma alta brusca nos índices glicêmicos.

 

Quando falamos em diabetes surgem diversas dúvidas em relação à alimentação. Os alimentos vilões para os diabéticos são aqueles com alto teor de carboidratos e açúcares, pois aumentam a taxa de açúcar no sangue. São eles:

  1. Doces

Como bala, chocolate, pudim ou mousse contém uma grande quantidade de açúcar, sendo uma boa fonte de energia rápida para a maioria das pessoas, mas em caso de diabetes, como esta energia não chega nas células e fica somente acumulada no sangue, podem surgir complicações.

Substitua por: 1 porção de frutas com casca e bagaço como sobremesa.

 

  1. Carboidratos simples

Os carboidratos simples como arroz, macarrão e batata são convertidos em açúcar no sangue e por isso ocorre o mesmo que ao ingerir um doce, sem nenhuma fonte integral ao mesmo tempo.

Substitua por grãos integrais: Exemplo: arroz e macarrão integral, pois tem menos açúcar e consequentemente, menor índice glicêmico.

 

  1. Carnes processadas

Como bacon, presunto, salame, salsicha, linguiça e mortadela que são confeccionados com carnes vermelhas e aditivos alimentares, que possuem substâncias químicas tóxicas ao organismo, favorecendo a instalação da diabetes. O nitrato de sódio e as nitrosaminas são as duas principais substâncias presentes nestes alimentos que causam danos ao pâncreas.

O consumo habitual de carne processada, especialmente o presunto, leva ainda ao aumento da inflamação do corpo e ao aumento do estresse oxidativo, que são fatores que também predispõem a doença.

Substitua por: 1 fatia de queijo branco sem sal.

 

  1. Salgadinhos de pacote

Os biscoitos e salgadinhos de pacote contém aditivos alimentares e sódio que também não são indicados para quem tem diabetes porque aumentam o risco de hipertensão. No diabético há uma alteração nos vasos sanguíneos que facilita o acúmulo de placas de gordura em seu interior, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e ao consumir esse tipo de alimentos, esse risco aumenta ainda mais.

Substitua por: Snacks preparados em casa chips de batata doce assada.

 

  1. Bebidas alcoólicas

A cerveja e a caipirinha também são más escolhas porque a cerveja desidrata e aumenta a concentração de açúcar no sangue e a caipirinha além de ser feito com um derivado da cana de açúcar ainda leva mais açúcar, sendo totalmente desaconselhada em caso de diabetes.

Substitua por: 1 taça de vinho tinto eventualmente, porque ele contém resveratrol que beneficia o sistema cardiovascular.

 

Mas lembre-se, quem ainda não tem diabetes também não deve consumir estes alimentos em excesso, pois eles aumentam o risco de desenvolver diabetes tipo 2.