fbpx
Diabéticos podem consumir Carboidratos?
6 de março de 2020
Escolha certo: Fique atento à leitura de rótulos dos alimentos
12 de março de 2020
Mostrar tudo

Mulheres e o Diabetes

Nos últimos anos, um foco maior tem sido dado à questão feminina em relação ao diabetes. Isso acontece porque a partir do levantamento de dados sobre a saúde da mulher, políticas governamentais e informações sobre o diabetes nota-se a necessidade de cuidar deste público de forma mais específica, diferenciada e atenciosa.

Segundo a OMS, 8% das mulheres – ou 205 milhões – vivem com diabetes em todo o mundo. Há alguns fatores que as atingem diretamente, como os cuidados durante a pré-concepção, o diabetes gestacional e o período da menopausa.

Duas em cada cinco mulheres com diabetes são de idade reprodutiva, respondendo por mais de 60 milhões de mulheres em todo o mundo.

  • Diabetes é a nona principal causa de morte em mulheres em todo o mundo, causando 2,1 milhões de mortes por ano;
  • As mulheres com diabetes tipo 2 são quase 10 vezes mais propensas a ter doença cardíaca coronária do que as mulheres sem a condição;
  • As mulheres com diabetes tipo 1 têm um risco aumentado de aborto precoce ou têm um bebê com malformações.

A rotina de trabalho pesado, estresse, sedentarismo e alimentação inadequada contribui, e muito, para o surgimento de diabetes tipo 2. Sim, o fator emocional pode ser um gatilho para a doença. “A mulher está neste ritmo há algumas décadas, e se ela tiver uma predisposição genética à dificuldade de processar a insulina, poderá desenvolver a doença”.

 

(Fonte: International Diabetes Federation)