Os comitês de estudos sobre o diabetes têm orientado que as pessoas com diabetes sigam a mesma alimentação saudável recomendada à população em geral. Ao invés de fazer uma dieta rigorosa e restritiva, o planejamento e organização dos hábitos alimentares é a chave para manutenção da glicemia, priorizando as escolhas dos alimentos e a quantidade consumida.
Dicas para uma alimentação saudável:
- Distribua os alimentos em cinco a seis refeições ao dia. Não deixe de fazer o café da manhã! Se não puder fazê-lo em casa, leve um lanche reforçado para a escola ou trabalho.
- Nos lanches, comece sempre pelas frutas (evite sucos), mas não exagere na quantidade. Nenhum tipo de fruta é proibido!
- No almoço e jantar, continue a comer o tradicional arroz com feijão.
- A metade do prato deve ser de vegetais coloridos, principalmente os verde-escuros e amarelos. Pode ser na forma de salada crua e/ou vegetais cozidos. Evite molhos gordurosos.
- Escolha pequenas porções de carnes magras e faça rodízio entre as brancas, vermelhas ou ovo. Experimente também pratos vegetarianos.
- Evite os açúcares e alimentos açucarados. Se precisar, utilize adoçante em pequena quantidade. Evite os adoçantes a base de frutose.
- Só opte por produtos dietéticos se tiver certeza de que são sem açúcar.
- Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais: carnes gordas, queijos (exceto os mais magros, por exemplo, ricota, minas frescal, cottage), embutidos, manteiga, margarina, requeijão, creme de leite.
- Diminua o sal. Grande parte das pessoas com diabetes também apresentam pressão arterial elevada.
- Procure usar alimentos menos processados: pães integrais, aveia, arroz integral, macarrão integral etc.
- Evite bebida alcoólica.
- Tome água várias vezes ao longo do dia.
- Inclua como meta, no seu plano de cuidado com diabetes, a consulta com um nutricionista especialista para orientação da sua alimentação ao longo da vida.