Uma dúvida comum dos pacientes diabéticos é o sobre o consumo de carboidratos. A maioria dos alimentos que devemos consumir ao longo do dia são os que contêm carboidratos. Quanto mais inteiro ou integral, quanto menos processado ou refinado, mais nutritivos e mais benéficos para a saúde. Ou seja, os diabéticos podem comer alimentos que contêm carboidratos, sempre com moderação e preferindo os alimentos integrais.
Os carboidratos são substâncias encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal. Eles fornecem a maior parte da energia necessária para a manutenção das atividades das pessoas, e, principalmente, provêm o cérebro de energia suficiente para seu funcionamento. Após serem ingeridos, são rapidamente convertidos em glicose, exceto as fibras.
Os carboidratos podem ser divididos em três tipos:
Açúcares
Os principais são:
- Sacarose
- Frutose
- Lactose
Amidos
- Amilose
- Amilopectina
Fontes:
Cereais e derivados:
- Arroz
- Milho
- Trigo
- Aveia
- Centeio
- Cevada
- Farinhas
Tubérculos e raízes
- Batata-doce
- Batata
- Inhame
- Cará
- Mandioca
- Mandioquinha
- Batata-baroa
Leguminosas
- Feijões
- Ervilha
- Lentilha
- Grão-de-bico
- Soja
Fibras
Tipo de carboidrato que não é digerido pelo nosso organismo, sendo eliminadas nas fezes. E, justamente por essa razão, são importantes para a digestão e o funcionamento intestinal. As fibras trazem efeitos benéficos quanto ao controle da glicemia.
Fontes:
Encontradas apenas em alimentos de origem vegetal
- Cereais integrais
- Frutas
- Verduras
- Castanhas